segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"Vamos dar a volta a Diabetes" já na rua

A diabetes é responsável por 9 mil mortes por ano, quem o divulga é o estudo "Os Custos e Carga da Diabetes Mellitus Tipo 2 em Portugal". A este propósito, hoje, Dia Mundial da Diabetes, sai à rua uma unidade móvel de saúde com o intuito de esclarecer as pessoas sobre a sua situação face à doença.

A hipertensão é característica dos diabéticos e a redução de sal atenua-a


"Vamos dar a volta a Diabetes" está, hoje, 14 de Novembro, a informar e sensibilizar as pessoas para a doença, na Praça da Figueira, em Lisboa. A unidade móvel de saúde, através da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), sai à rua durante uma semana com o objectivo de alertar os portugueses para as causas e consequências da diabetes.

A má nutrição, o sedentarismo e o tabagismo são os principais factores apontados pelos médicos como responsáveis pelo aparecimento da diabetes, quer em crianças, jovens, adultos ou idosos. Em geral, o que os especialistas dizem sempre é que "o importante é ter uma alimentação variada e completa e mexer-se".

Segundo a Fundação Professor Fernando de Pádua, a "diabetes é uma doença em que, por falta de insulina ou por resistência à sua acção, sobre o açúcar no sangue, aparece na urina e, se não for bem tratada, vem a complicar-se" sob diversas formas, nomeadamente lesões cerebrais, cardíacas. renais ou visuais. A definição da doença ajuda a perceber que cada pessoa tem de ser responsável pela prevenção da diabetes.

Fernando de Pádua deixa alguns conselhos de combate à diabetes, a ser postos em prática hoje, Dia Mundial da Diabetes, e ao longo de toda a vida: "aumentar a actividade física diária (passeios a pé, de bicicleta, remo ou uma modalidade desportiva); reduzir a quantidade de açúcares e de gorduras na alimentação, aumentando os vegetais, peixe, fruta e leite magro; evitar o excesso de peso e a obesidade; reduzir a ingestão de sal; não fumar!"

A acção nacional "Vamos dar a volta a Diabetes" começa hoje, dia 14, e prolonga-se até sábado, 19 de Novembro. Para mais informações, contacte a APDP ou consulte as datas e locais da acção.

1 comentário:

Fernando Duarte disse...

Muitos (maus) hábitos que temos que mudar para ter uma vida melhor na qual não estejamos dependentes de um doença...
Exercício e uma boa alimentação são práticas que já deviam estar 'enraizadas' em todas as pessoas.
A loucura vem agora, o arrependimento vem depois.